SOBRE O CURSO
A Publicidade e Propaganda é uma das áreas da Comunicação Social. O Publicitário é o responsável por criar peças e campanhas para divulgar produtos, serviços, ideias e marcas, e também para desenvolver a imagem de causas ou pessoas.
No curso de Bacharelado em Publicidade e Propaganda da Anhanguera, você vai adquirir conhecimentos teóricos, práticos e multidisciplinares. Você terá disciplinas sobre Criação, Marketing, Análise do Discurso e Fotografia, e também matérias de Gestão e Planejamento que ajudarão você a desenvolver e administrar os seus projetos.
Depois de formado, você será capaz de:
- Planejar, criar, avaliar e coordenar campanhas publicitárias para diferentes mídias;
- Traçar estratégias de comunicação;
- Assessorar marcas e pessoas;
- Criar logomarcas, etc;
- Ademais, estará habilitado a gerenciar de forma completa um projeto de comunicação, estipulando cronogramas, ajustando orçamentos e garantindo a funcionalidade dos materiais desenvolvidos.
Área de Atuação
Os principais caminhos que o Publicitário pode seguir são:
- Atendimento;
- Planejamento;
- Pesquisa;
- Mídia;
- Criação de Arte;
- Redação;
- Social Media;
- Analista de Marketing;
- Marketing Digital;
- Produção e divulgação de eventos;
- Agente Comercial de anúncios ou espaços publicitários.
E há muitas instituições que necessitam desses profissionais:
- Agências de Publicidade;
- Gráficas e Editoras;
- Empresas de Comunicação;
- Emissoras de TV e Rádio;
- Embalagens;
- Partidos Políticos;
- ONGs;
- Órgãos do Governo;
- Produtoras de vídeo, áudio e Internet;
- Estúdios de fotografia;
- Empresas diversas;
- Consultorias;
- Empresas de eventos.
Público-alvo
Você adora comerciais de TV? Ao ler uma revista não pula a página de anúncios? A carreira de Publicidade e Propaganda pode ser a escolha certa para você!
Em primeiro lugar, para ser um bom Publicitário, você precisa ser persuasivo, estrategista e um bom avaliador de pessoas e públicos. É importante escrever bem, ser detalhista, curioso, criativo e inovador, e ter senso estético, olhar sensível e apurado, ousadia e autenticidade. Também é necessário raciocínio lógico, organização, comprometimento, disciplina e grande capacidade de comunicação para entender as necessidades dos clientes e criar peças e campanhas efetivas e harmônicas.
Essa carreira requer trabalho em equipe multidisciplinar. O Publicitário vai interagir com Designers, Redatores, Artistas, Agentes Comerciais, etc.
O estudo constante fará parte de toda sua trajetória para se manter inteirado sobre tendências, inspirações, referências, alterações comportamentais da sociedade e novas linguagens.
Mercado de Trabalho
É muito comum que o Publicitário trabalhe tanto de forma autônoma como em empresas, dessa forma o número de oportunidades de trabalho formal para esse profissional não reflete a realidade desse mercado, que tem crescido cada vez mais.
Para os que preferem atuar na iniciativa privada, os salários variam de acordo com as regiões do país, com o tipo de atividade e de empregador, sendo que as Agências de Publicidade são as que melhor remuneram esse profissional, cerca de R$ 5.000.
Publicitários também são requisitados para órgãos públicos, por meio de concursos exclusivos para sua área de atuação ou algum outro que exija graduação inespecífica em nível superior.