SOBRE O CURSO
A Psicopedagogia, como o próprio nome diz, é a união da Psicologia e da Pedagogia. Ela estuda e se aprofunda no processo de aprendizagem humana. Tem como principal foco identificar e solucionar problemas no desenvolvimento cognitivo.
O curso de Bacharelado em Psicopedagogia da Anhanguera traz disciplinas gerais como Antropologia Cultural, Filosofia, Sociologia e Políticas Sociais; e também específicas como Dificuldades de Aprendizagem, Diversidade e Inclusão Educacional, Bases Neurológicas da Aprendizagem e Psicomotricidade e Recreação.
Ao final do curso, você será capaz de:
- Compreender o processo de aprendizagem dos indivíduos em todas as fases da vida;
- Propor melhorias nas estratégias e nos métodos de ensino;
- Prevenir, diagnosticar e tratar problemas e barreiras de aprendizagem;
- Analisar a relação entre os professores e o processo de aprendizagem;
- Facilitar o processo de comunicação entre a escola e a comunidade;
- Desenvolver programas e projetos educacionais.
Para facilitar seu entendimento, esclarecemos que a Pedagogia forma profissionais para atuar em docência, coordenação e direção. Já a Psicopedagogia busca identificar e solucionar problemas que podem atrapalhar o desempenho escolar de um estudante, ou profissional de um adulto.
Área de Atuação
O Psicopedagogo pode atuar nas áreas Clínica ou Institucional, sendo que os principais caminhos que esse profissional pode seguir são:
- Avaliações psicopedagógicas;
- Identificação de dificuldades de aprendizagem e suas causas;
- Orientação profissional;
- Estratégias de aprendizagem;
- Recursos Humanos e Treinamento;
- Desenvolvimento de programas sociais e educativos;
- Recreação;
- Docência;
- Consultoria;
- Pesquisa.
Além de poder trabalhar como autônomo e ter seu próprio consultório, são muitas as instituições que necessitam desses profissionais:
- Instituições de Ensino;
- Órgãos públicos;
- Empresas privadas;
- ONGs;
- Varas de Família;
- Instituições de Saúde;
- Clínicas de psicologia.
Público-alvo
Você se interessa pelos processos de aprendizagem das pessoas? Contribuir para a sociedade faz parte de suas prioridades? Então, Psicopedagogia pode ser sua opção perfeita de carreira!
É importante que o Psicopedagogo goste de cuidar de pessoas e faça isso com sensibilidade, atenção e paciência. Empatia é a palavra chave para esse profissional, entender o sofrimento e as dificuldades humanas e se comunicar bem com as pessoas e familiares são características essenciais. Ter perfil analítico, autonomia, visão estratégica e de planejamento também são relevantes.
Ainda, é fundamental se manter sempre atualizado com relação ao cenário global em seus diversos aspectos e ter habilidade para liderar. Trabalho em equipes multidisciplinares será uma constante em toda sua trajetória acadêmica e profissional, esteja preparado!
Se o que você quer é ajudar pessoas a aprenderem melhor, a Psicopedagogia vai capacitá-lo para isso!
Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho para o Psicopedagogo tem altíssima demanda. De agosto de 2021 a julho de 2022, as contratações formais desse profissional aumentaram 23%.
Os salários podem variar de acordo com as regiões do país, especialização e também conforme o tipo de empregador. A remuneração para quem está começando a carreira gira em torno de R$ 1.400, mas pode chegar a R$ 6.100 em cargos mais avançados em grandes empresas.
Bacharéis em Psicopedagogia também são requisitados para órgãos públicos, os salários desses profissionais em concursos específicos são cerca de 14% maiores que os da média da iniciativa privada.