SOBRE O CURSO
O Marketing pode ser definido como o processo de entender necessidades e criar estratégias para elaborar, comunicar e vender produtos ou serviços que agreguem valor aos clientes.
No curso de Tecnólogo em Marketing da Anhanguera, você vai adquirir conhecimentos teóricos, práticos e multidisciplinares para encontrar formas de atrair e encantar o consumidor. Você terá matérias sobre Negociação, Estratégia e Marketing de Produtos e Serviços, e também sobre Gestão e Planejamento.
Depois de formado, você será capaz de:
- Realizar estudos de mercado e detectar novas oportunidades;
- Elaborar estratégias de comunicação e vendas;
- Realizar ações de endomarketing – engajamento dos colaboradores;
- Acompanhar satisfação de clientes etc.
Ademais, estará habilitado a gerenciar de forma completa um projeto de marketing, estipulando cronogramas, ajustando orçamentos e garantindo a adequação e eficiência de todas as entregas.
Área de Atuação
Os principais caminhos que o Tecnólogo em Marketing pode seguir são:
- Vendas e Publicidade;
- Marca/Branding;
- Endomarketing;
- Gestão de Sucesso do Cliente/Customer Success;
- Pesquisa de mercado;
- Eventos;
- Marketing Digital;
- Consultoria;
- Produto;
- Inbound Marketing;
- Neuromarketing;
- E-commerce;
- Marketing de Relacionamento;
- Marketing Estratégico;
- Marketing Operacional;
- Marketing Esportivo, Político, Social ou Cultural;
- Marketing Antropológico.
E são muitas as instituições que necessitam desses profissionais:
- Institutos de Pesquisa;
- Agências de Publicidade;
- Empresas de Comunicação;
- Partidos Políticos;
- ONGs;
- Órgãos do Governo;
- Empresas diversas;
- Consultorias;
- Empresas de eventos;
- Grandes empresas varejistas.
Público-alvo
Você se considera um estrategista? Gosta de imaginar o que leva as pessoas a adquirirem um produto ou serviço? A carreira de Marketing parece ser uma ótima opção para você!
Em primeiro lugar, para ser um profissional de Marketing competente, você precisa ser um bom avaliador de pessoas e públicos. É importante ser detalhista, observador, curioso, criativo e inovador, e ter pensamento estratégico e habilidade de negociação. Também é necessário raciocínio lógico e analítico, organização, comprometimento, disciplina e grande capacidade de comunicação para entender as necessidades dos clientes.
Essa carreira requer trabalho em equipe multidisciplinar. O Tecnólogo em Marketing vai interagir com Publicitários, Designers, Redatores, Agentes Comerciais etc.
O estudo constante fará parte de toda sua trajetória para se manter inteirado sobre tendências, alterações comportamentais da sociedade e novas linguagens.
Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho para o profissional de Marketing é bastante concorrido. Os salários variam de acordo com as regiões do país, com o tipo de atividade e de empregador, sendo que as empresas de Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral são as que melhor remuneram esse profissional, cerca de R$ 5.300.
Tecnólogos em Marketing também são requisitados para órgãos públicos, os salários desses profissionais em concursos específicos são cerca de 21% maiores que os da média da iniciativa privada.