SOBRE O CURSO
O conceito de Comércio Exterior está relacionado às operações e processos de compra e venda de insumos, matéria-prima e produtos entre empresas e governos de países diferentes. Quando uma empresa brasileira compra de um fornecedor estrangeiro, o processo é chamado de importação; já quando ela vende para uma organização de outro país, denominamos exportação.
O curso de Tecnólogo em Comércio Exterior da Anhanguera traz disciplinas como Negócios Internacionais, Planejamento Estratégico, Legislação e Prática Aduaneira, Raciocínio Lógico Matemático e Siscomex.
Ao final do curso, você será capaz de:
- Realizar e controlar transações comerciais internacionais;
- Efetuar operações de câmbio;
- Criar estratégias para empresas que desejam expandir os seus negócios para outros países;
- Analisar tendências dos mercados e montar relatórios de controle econômico;
- Assessorar empresas estrangeiras que queiram investir no Brasil;
- Planejar e gerenciar logística e operações.
Você tem dúvida sobre as diferenças entre Comércio Exterior e Relações Internacionais? Nós esclarecemos! ComEx está mais voltado para Administração e Operação, com foco em Matemática, Finanças e Contabilidade. Já RI se concentra nas áreas de Política, Economia e Direito e se preocupa com a parte estratégica.
Área de Atuação
São muitas as áreas de atuação desse profissional:
- Intermediação de exportação e importação de bens e produtos;
- Logística;
- Marketing Internacional;
- Gestão;
- Consultoria;
- Aduaneira;
- Gerenciamento financeiro e cambial;
- Logística e gerenciamento de cargas.
E há várias instituições que o empregam:
- Empresas de Comércio Exterior;
- Órgãos Públicos;
- Indústrias;
- Comércio;
- Instituições financeiras;
- Empresas de logística;
- Importadoras;
- Operadoras de câmbio e de seguros;
- Agências governamentais de fomento ao desenvolvimento econômico.
Público-alvo
O tecnólogo em comércio exterior deve ter interesse por matemática, geografia e idiomas. É fundamental ter bom raciocínio lógico, facilidade para lidar com números e cálculos, e também para negociar e resolver problemas. Perfil de liderança, capacidade de gestão, planejamento, organização e iniciativa também habilidades importantes.
Mercado de Trabalho
O Comércio Exterior vem se intensificando com a evolução dos meios de transporte, a globalização e as novas tecnologias. Ademais, muitas empresas brasileiras estão em processo de internacionalização, assim como organizações estrangeiras querem fazer negócios no Brasil. Nesse cenário, o mercado de trabalho para o Tecnólogo em Comércio Exterior está aquecido.
Os salários podem variar de acordo com as regiões do país, especialização e também conforme o tipo de empregador, sendo que Comércios Atacadistas de Mercadorias em Geral são os que melhor remuneram esse profissional, em torno de R$ 3.700.
O Tecnólogo em ComEx também é requisitado para órgãos públicos, os salários são cerca de 18% maiores que a média dos valores pagos pela iniciativa privada.