SOBRE O CURSO
A área de Gestão da Produção Industrial acompanha todos os processos fabris e faz a interface com as demais áreas da indústria. Ela tem por objetivo aumentar a eficiência dos processos produtivos, reduzindo custos e melhorando a qualidade dos produtos.
O curso de Tecnólogo em Gestão da Produção Industrial da Anhanguera traz disciplinas como Orçamentos e Custos Industriais, Planejamento, Programação e Controle de Produção, Processos logísticos e Processos de Fabricação; e também Gestão da Produção e Manutenção, da Qualidade, de Pessoas e de Projetos.
Ao final do curso, você será capaz de:
- Projetar a infraestrutura necessária para a produção industrial;
- Adaptar o arranjo físico, em função do fluxo de produção;
- Determinar custos de produção;
- Escolher as matérias-primas;
- Especificar máquinas para cada etapa da cadeia produtiva;
- Garantir a qualidade e produtividade dos processos industriais;
- Planejar, administrar e supervisionar a logística industrial;
- Controlar os serviços de manutenção;
- Emitir laudos e pareceres relacionados aos processos de fabricação;
- Promover a gestão industrial;
- Identificar oportunidades de negócios na área industrial;
- Coordenar equipes de produção;
- Aplicar normas de segurança no trabalho e de gestão ambiental.
Área de Atuação
São muitas as áreas de atuação do Tecnólogo em Gestão da Produção Industrial:
- Auditoria;
- Controle de custos;
- Processos de produção;
- Segurança na Produção Industrial;
- Assistência técnica;
- Projetos de produção;
- Docência e Pesquisa.
Há vários setores da Indústria que o empregam:
- Metal-mecânico;
- Automotivo;
- Petróleo;
- Agronegócio;
- Eletroeletrônico;
- Alimentos.
E também outros tipos de organizações:
- Instituições de ensino;
- Institutos e centros de pesquisa;
- Empresas de planejamento e desenvolvimento de projetos.
Público-alvo
Você gosta da área de Exatas? Consegue se imaginar trabalhando numa indústria? A carreira em Gestão da Produção Industrial pode ser a opção certa para você!
Para ser um profissional de excelência nessa área, é imprescindível se interessar por números e informática. É importante gostar de lidar com pessoas e ser dinâmico, curioso, detalhista e organizado. Ter perfil analítico, visão estratégica, boa comunicação oral e escrita, e capacidade de avaliar riscos e tomar decisões também são características essenciais.
Ainda, é fundamental se manter sempre atualizado com relação aos avanços tecnológicos e ter habilidade para liderar. Trabalho em equipes multidisciplinares será uma constante em toda sua trajetória acadêmica e profissional, esteja preparado!
Mercado de Trabalho
O nível de exigência dos consumidores está cada vez mais alto e a competitividade entre as empresas mais e mais acirrada. Garantir um processo de produção que consiga funcionar bem, sem que isso signifique aumentar os custos, pode determinar a continuidade dos negócios de uma indústria. Nesse cenário, a atuação de profissionais especializados em Gestão da Produção Industrial é indispensável. O mercado de trabalho para esse profissional está sempre aquecido.
Os salários podem variar de acordo com as regiões do país, especialização e conforme o tipo de empregador. A remuneração para quem está começando a carreira gira em torno de R$ 1.700, mas pode chegar a R$ 7.100 em cargos mais avançados em empresas maiores.