SOBRE O CURSO
O bacharelado em Teologia da Anhanguera explora a religião, rituais e influências sociais. Dividido em dois ciclos, o curso, disponível nas modalidades EAD e semipresencial, abrange disciplinas gerais e específicas e capacita sobre liderança religiosa, missões humanitárias, capelania, análise de questões religiosas, interpretação de textos, produção de materiais sobre religião, formulação de políticas públicas e promoção da inclusão social e ética.
Área de Atuação
Diferentemente do pensamento comum, além da carreira religiosa, são muitas as áreas de atuação do Teólogo:
- Ministério Religioso;
- Aconselhamento Espiritual;
- Pesquisa;
- Ensino;
- Administração de Instituições Religiosas;
- Trabalho Social;
- Mercado Editorial.
E há várias instituições que necessitam desses profissionais:
- Instituições de Ensino Públicas e Privadas;
- Escolas de sacerdócio;
- Órgãos públicos;
- ONGs;
- Mídia e Editoras;
- Emissoras de TV;
- Institutos de pesquisa;
- Penitenciárias;
- Hospitais;
- Orfanatos;
- Asilos.
Público-alvo
Você se interessa pelas religiões? Gosta de ajudar as pessoas? A carreira em Teologia pode ser sua escolha perfeita! Para ser um profissional de excelência nessa área, é imprescindível ser humanista, proativo, detalhista, justo e responsável, e ter pensamento crítico e reflexivo. Empatia e sensibilidade são palavras chaves para esse profissional, pois o trato com pessoas, muitas vezes em estado de vulnerabilidade, será diário. Entender o sofrimento e as dificuldades humanas e se comunicar bem são características essenciais. Também é muito importante ter respeito por outras crenças e pensamentos diferentes dos seus. Ainda, é fundamental gostar de ler e estudar para se manter sempre atualizado com relação ao cenário global em seus diversos aspectos e ter habilidade para mediar conflitos e liderar. Trabalho em equipes multidisciplinares será uma constante em toda sua trajetória acadêmica e profissional, esteja preparado!
Mercado de Trabalho
Estima-se que a religião tenha surgido na pré-história. De lá para cá surgiram novas, desapareceram algumas, uniram-se outras, solidificaram-se muitas… E nesse ciclo permaneceremos. Nesse cenário, o mercado de trabalho para o Teólogo está sempre aquecido. A remuneração média para quem está começando a carreira gira em torno de R$ 1.400, mas pode chegar a R$ 5.800 em posições mais avançadas. Os salários podem variar de acordo com as regiões do país, especialização e conforme o tipo de empregador. O Teólogo também é requisitado para órgãos públicos, por meio de concursos que não exijam graduação específica em nível superior.