SOBRE O CURSO
Terapias Integrativas e Complementares são técnicas e ferramentas não invasivas baseadas em conhecimentos tradicionais. São utilizadas para promover a saúde e o bem-estar dos pacientes de forma suplementar e, muitas vezes, preventiva ao tratamento convencional. São práticas que colaboram para maior harmonia física e emocional do paciente, mas não substituem o tratamento médico já aplicado.
Também conhecidas como Práticas Integrativas e Complementares (PICs), algumas de suas vertentes são: Biodança, Constelações Familiares, Bioenergética e Reiki.
O curso de Tecnólogo em Terapias Integrativas e Complementares da Anhanguera capacita o aluno a aplicar as PICs e garantir mais qualidade de vida aos pacientes.
Além dos temas específicos como Fitoterapia, Homeopatia e Terapias Integrativas Corporais, Energéticas e Orientais, a grade curricular abrange também Anatomia, Fisiologia, Biologia e Bioquímica Humana, Biossegurança, Primeiros Socorros, Marketing, Empreendedorismo e Inovação.
Área de Atuação
São muitas as Terapias Integrativas e Complementares, também chamadas de Práticas Integrativas e Complementares (PICs). As mais conhecidas são:
- Aromaterapia;
- Cromoterapia;
- Ayurveda;
- Yoga;
- Meditação;
- Reiki;
- Homeopatia;
- Medicina Tradicional Chinesa;
- Acupuntura;
- Quiropraxia;
- Reflexoterapia;
- Plantas medicinais;
- Fitoterapia;
- Terapia de Florais.
E são diversas as instituições que necessitam desses profissionais:
- Hospitais, ambulatórios e clínicas;
- Órgãos de Saúde Pública;
- Centros de Terapia Ocupacional;
- Unidades de Cuidados em Domicílio (Home Care);
- Centros de acolhimento de idosos;
- Centros de Saúde e Convivência;
- Clubes desportivos;
- Academias e spas;
- Hotéis e resorts;
- Centros de reabilitação;
- Centros de psiquiatria;
- Creches;
- Empresas.
Público-alvo
Você adora tratamentos alternativos como Aromaterapia, Reiki ou Homeopatia? Já pensou em cursar Terapias Integrativas e Complementares? Para ser um Terapeuta Integrativo, é importante gostar de cuidar de pessoas e fazer isso com sensibilidade, atenção, paciência e gentileza. Empatia é a palavra-chave para esse profissional, pois ele lidará com pacientes em estado de fragilidade, estresse, depressão, enfermidade e muitas vezes dor. Agir sempre com responsabilidade e ética, sem prometer curas ou culpar o paciente por suas dores, é fundamental! Ainda, é imprescindível que esse profissional se interesse pelo estudo constante e busca por inovações, já que é uma área com frequentes avanços em pesquisa e desenvolvimento e surgimento de novas tendências. Você já atua na área da saúde como terapeuta holístico ou realizou cursos livres sobre o tema? Então venha dar seu próximo grande passo na carreira e torne-se um profissional de Terapias Integrativas e Complementares.
Mercado de Trabalho
O aumento da consciência corporal e da preocupação com o bem estar e a busca por estilos de vida mais saudáveis vêm abrindo espaço para a atuação do terapeuta integrativo. Com a oferta das PICs (Práticas Integrativas e Complementares) também pelo SUS, os tratamentos têm se tornado mais conhecidos e a demanda por profissionais do setor está cada vez mais alta. Os salários podem variar de acordo com as regiões do país, senioridade do profissional e também conforme o porte do empregador. Um profissional de nível pleno em uma grande empresa pode chegar a um salário de R$3.800, por exemplo. O terapeuta integrativo também pode prestar concurso público, porém concorre com profissionais de outras áreas da saúde.